sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

os clássicos #01 Vivaldi

Antonio Lucio Vivaldi



Vivaldi nasceu em Veneza, em 4 de março de 1678 e faleceu em Viena, em 28 de julho de 1741. Compositor e músico italiano do estilo barroco tardio, tinha a alcunha de il prete rosso ("o padre ruivo") por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É sobretudo conhecido popularmente como autor da série de concertos para violino e orquestra Le quattro stagioni ("As Quatro Estações").

Filho de Camilla Calicchio e Giovanni Battista, Vivaldi era o mais velho de sete irmãos. Seu pai, um barbeiro, mas também um talentoso violinista, ajudou-o a iniciar carreira no mundo da música, matriculando-o ainda pequeno na Capela Ducal de São Marcos para aperfeiçoar seus conhecimentos musicais e foi responsável pela sua admissão na orquestra da Basílica de São Marcos, onde se tornou o maior violinista do seu tempo. Em 1703, Vivaldi tornou-se padre.

Em 1704, foi-lhe dada dispensa da celebração da Santa Eucaristia devido à sua saúde fragilizada (aparentemente sofreria de asma), tendo-se voltado para o ensino de violino num orfanato de moças chamado Ospedale della Pietà em Veneza. Pouco tempo após a sua iniciação nestas novas funções, as crianças ganharam-lhe apreço e estima.Vivaldi compôs para elas a maioria dos seus concertos, cantatas e músicas sagradas.

via wikipedia


Nenhum comentário: